Perguntas e Repostas
1 – O que é a Suhab? Quais as linhas de atuação?
A Superintendência de Habitação (Suhab) é responsável pela formulação da política habitacional, em conjunto com planos de desenvolvimento econômico e social do Estado, pelo planejamento, orientação normativa, coordenação e controle de sua execução. Tem a finalidade de estudar as questões relacionadas com a habitação de interesse social e de executar as suas soluções, de acordo com as diretrizes e normas da Lei nº 4.380, de 1964, foi desenvolvida com intuito de colocar ao alcance da sociedade e de identificar as carências, principalmente da população de baixa renda, buscar viabilizar e articular fontes de recursos permanentes para o financiamento de habitação de interesse social, com diversos projetos de interesse popular. O plano de habitação popular de todas as esferas desta superintendência busca enfrentar o déficit habitacional para a população de baixa renda, onde além de enfrentar o déficit quantitativo, busca sempre qualidade da moradia.
2 – Como faço para imprimir o boleto do financiamento da Suhab?
A impressão de boletos está disponível no site da Suhab, no menu IMPRESSÃO DE BOLETOS. Também pode ser retirado na sede do órgão ou nos Pac’s Sumaúma e Studio 5. Além disso, você pode solicitar o envio do boleto pelo telefone (92) 3647-1044.
3 – Tenho parcelas em atraso, como faço para negociar?
Para negociar, você precisa comparecer em um dos locais de atendimento da Suhab, com os documentos pessoais para quitar ou refinanciar as parcelas em atraso. Além disso, você pode solicitar informações pelo telefone (92) 3647-1044.
4 – Como posso me inscrever na Suhab?
No momento não, pois não há unidades de imóveis disponíveis.
5 – Tenho inscrição na SUHAB. Você pode me informar o número do meu processo?
Sim, podemos lhe informar.
6 – Fui exonerado do Estado e minha prestação era descontada no contracheque. Como proceder?
Deve comparecer na Central de Atendimento da SUHAB (Gerência de Arrecadação), apresentando cópia da publicação de exoneração no Diário Oficial, RG e CPF, formalizando a alteração do tipo de cobrança para boleto, passando a receber o boleto mensalmente.
7 – Paguei a mesma prestação duas vezes. Como resolver?
Deve comparecer na Central de Atendimento da SUHAB (Gerência de Arrecadação) para análise e orientação, apresentando cópia dos boletos pagos, RG e CPF, Procuração (caso necessário). Para formalização do processo (Protocolo), tramitação e posterior análise conclusiva.
8 – Para efeito de I.R. (Imposto de Renda), como retirar uma declaração anual comprobatória?
Deve comparecer na Central de Atendimento da SUHAB (Gerência de Arrecadação), apresentando RG e CPF.
9 – Terminei de pagar o financiamento habitacional. O que devo fazer?
O comprador deve formalizar, via protocolo, a solicitação do termo de quitação. A SUHAB possui um formulário padronizado para solicitação de termo de quitação.
10 – Qual o horário de atendimento?
O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.