Colaboradoras da Suhab encerram outubro rosa com muita emoção

img-10
Colaboradoras da Suhab, (esquerda) Amália Mattos e Reny Moita, (direita) Gaby e Selma Mota.

 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. E o porquê da cor rosa?

O rosa significa romance, lirismo, sensualidade e beleza feminina. Aliás, culturalmente, o rosa é uma cor associada ao feminino. O Rosa se relaciona também com o símbolo do coração. Expressa empatia e o companheirismo, transmite fragilidade e delicadeza, sugerindo feminilidade e afeição.

O outubro rosa se assemelha metaforicamente a uma estrutura de rosa desabrochada constituída em seu núcleo por pétalas que simbolizam cada mulher identificada com a realidade do acometimento do câncer de mama. É a forma mais humana de se extrair lirismo de um caminho que naturalmente conduz a dor e ao sofrimento, de se atacar um mal com o protagonismo do bem aflorado na prevenção, na simbologia da cor, na beleza e na sensualidade da própria mulher.

Navegando por esse cenário de cor e de esperança, a Superintendência Estadual de Habitação encerrou as comemorações alusivas ao “outubro rosa” com júbilo e a certeza do dever cumprido, porquanto foram disponibilizados à comunidade feminina atendimentos nos mais variados ramos da atividade humana: cardiologia, massoterapia, nutrição, odontologia, fonoaudiologia e demais especialidades, tratamento estético, corte de cabelo, escova, penteados e limpeza de pele, além de palestra sobre a prevenção e cuidados com o câncer de mama e colo de útero e um minicurso de coaching para ajudar no dia-a-dia das mulheres da instituição.

A coordenadora do evento e funcionária da Superintendência, Amália Mattos, diz que o objetivo é que as colaboradoras se sintam especiais e muito mais cuidadas no mês que é reservado aos cuidados femininos, “Muita gente não tem condições de sair do trabalho para ir ao médico ou até mesmo de  fazer um corte de cabelo, tentamos trazer o melhor para elas, e isso serve como incentivo para a melhoria de seu bem estar”, disse Amália.

Parceiros como Cetam, Ubs Ivone Lima, Assoam, Senac e IEL, ajudaram na realização do evento.