Grupo criado pelo Governo luta diariamente contra invasões na capital

Com aproximadamente 1 559 159,148-km² em território e mais de 4 milhões de habitantes, o Amazonas, mais especificamente a capital, Manaus, sofre diariamente com ocupações irregulares a famosa (invasão), pensando nisso o Governo do Amazonas por meio do Decreto nº 36.015, de julho de 2015, criou o Grupo Integrado de Prevenção a Invasões de Áreas Públicas (Gipiap). A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) é uma das Secretarias que compõem o Grupo e contribui para que novas ocupações sejam evitadas.

De janeiro a agosto desse ano, mais de 40 focos de habitação irregular foi retirada e evitada, um número maior relacionado ao ano de 2015 que no mesmo período o a quantidade de habitantes era 13% menor.

Coordenada pelo Comitê Estratégico de Acompanhamento da Gestão (Ceag), o Gipiap é formado por algumas secretarias como a de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), Políticas Fundiárias (SPF), Meio Ambiente (Sema), Infraestrutura (Seinfra), Assistência Social (Seas), Segurança Pública (SSP), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Subcomando das Ações da Defesa Civil (Subcomadec) e Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam).

Também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmadash), Secretaria de Meio Ambiente (Semmas), Instituto de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), na iniciativa de ocupações para notificações, multas, orientações, demolições de edificações indevidas.

O objetivo do Gipiap é buscar evitar situações como invasões e construções consolidadas em áreas já desapropriadas, atividades comerciais irregulares, além de desmobilização e o cumprimento de processos de reintegração de posse.

Denúncias ou mais informações podem ser adquiridas pelo 0800092200, 3236-8267 Semmas; 161 disque ordem do Implurb; 08007202122 call center do Prosamim.